quarta-feira, 27 de junho de 2012

3ª Assembleia BPM, 26 de Junho 2012



Na 3ª assembleia da Biblioteca, que contou com cerca de 30 pessoas, consolidaram-se ideias e tomaram-se decisões para os próximos dias. A comitiva juntou-se em frente àquele pequeno pavilhão, chamado biblioteca, fechado até ao último botão, presente mas calado, à espera que a porta reabra.

A primeira decisão tomada (de importância estrutural para a nossa pequena casa!), relaciona-se com o nome da biblioteca. A Biblioteca Popular do Marquês passa a ser chamada de Biblioteca Popular do Marques, por razões de o outro ser um aristocrata absolutista e genocida. O Marques é um amigo, um fulano, sicrano ou beltrano que lê, que escreve, que age, que está presente. Todos nós somos o Marques.
No forno estão já, também, os comunicados e abaixo-assinados que serão distribuídos nos próximos dias, pelas imediações do jardim e pelo resto da cidade, com vista a sensibilizar e mover a população para a iniciativa – reabrir de imediato a biblioteca, de um modo autogerido, pela população.
O plano de festas para o próximo fim-de-semana foi delineado, e inclui uma série de actividades diversas. Pretende-se reunir o maior número de pessoas para a sessão de reabertura do espaço. Existirá uma nova feira de troca de publicações (biblioteca ao ar livre), pinturas, oficinas artísticas, sessões de leitura, jogos e teatro. O programa será divulgado brevemente, bem como a lista de materiais que irão ajudar a fazer a festa. Independentemente do que já está delineado, qualquer proposta será bem-vinda - pode ser comunicada à BPM, ou não, a espontaneidade é algo que se preza e calha muito bem em diversas ocasiões.
No sábado, haverá uma manifestação pelo direito ao emprego que sairá da Batalha às 15h e seguirá para os Aliados. Surgiu um grupo interessado em ir à manifestação, aproveitando para chamar os participantes a vir ao Marquês, com elementos visuais chamativos e alusivos à BPM. Quem quiser juntar-se é só contactar, ou aparecer no sábado às 14h no Marquês, com um livro na mão!

Sem comentários:

Enviar um comentário